blog

Notícias, comunicados, e matérias sobre saúde você encontra aqui. Vale a pena dar uma olhada.

15 de Junho: Dia do Cardiologista

15/06/2019

O que é e o que trata a cardiologia?

Cardiologia é a especialidade médica responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração e os vasos sanguíneos. Entre as doenças que podem ser tratadas com a cardiologia estão a insuficiência e a arritmia cardíaca, síncope, hipertensão arterial sistêmica, cardiopatia hipertensiva, aterosclerose, enfermidades das coronárias, infarto agudo do miocárdio, entre outras.

Até o início do século XX, as doenças circulatórias e cardíacas não eram tão frequentes, em consequência da alimentação mais saudável e do menor sedentarismo da população. Hoje, as doenças cardíacas estão cada vez mais frequentes e complexas em todo o mundo, o que faz aumentar ainda mais a importância do trabalho do médico cardiologista. É considerada uma das especialidades médicas mais evoluídas, principalmente em função dos grandes investimentos e da alta tecnologia envolvida nesta área.

 

O que faz o médico cardiologista?

O cardiologista é o médico especialista no sistema cardiovascular (coração, veias e artérias). Ele atua no diagnóstico de doenças, prescrição de tratamentos e medicamentos, realização de exames clínicos e físicos, além da interpretação de resultados de exames laboratoriais cardíacos, como eletrocardiogramas e ecocardiogramas.

O especialista também se dedica à reabilitação dos pacientes. É de sua responsabilidade o aconselhamento para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e a mudança de comportamentos considerados prejudiciais.

 

Quando devo consultar um Cardiologista?

Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para orientação preventiva e para tratamento de alguma doença.

 

Cardiologia Preventiva

Atualmente, a maior causa de morte é por problemas cardiovasculares. Por esse motivo, todos os adultos a partir de 18 anos de idade, mesmo que aparentemente saudáveis, deveriam consultar  o cardiologista, para se orientarem quanto aos riscos cardíacos e as diversas possibilidades atuais oferecidas como tratamento preventivo.

Também é importante consultar o cardiologista antes de iniciar qualquer tipo de atividade física e antes de submeter-se a algum procedimento cirúrgico.

 

Cardiologia Curativa

Se eu não tenho nenhum diagnóstico, como saber que meus sintomas são de doença cardíaca? Veja a seguir o que são doenças cardíacas e alguns exemplos.

 

Doenças cardíacas

São definidas como doenças do coração ou doenças cardíacas qualquer agravo que dificulte ou impeça a boa circulação sanguínea no organismo. As Doenças Cardíacas são enquadradas no grupo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). São doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e possuem longa duração. Elas são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de fatores de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável.

O coração tem como função impulsionar o sangue para o organismo todo. Dessa forma, é o principal responsável por uma vida longa e saudável, quando bem cuidado. As doenças cardiovasculares são mais comuns em indivíduos mais velhos e com histórico familiar. Contudo, isso não significa que pessoas mais jovens e sem histórico na família não possam apresentar estas patologias.

 

Insuficiência cardíaca

Um problema muito comum é a insuficiência cardíaca, geralmente resultante de outras afecções do coração, como hipertensão arterial, doença de Chagas, miocardites e doenças valvulares. Caracteriza-se por impedir o fluxo normal do sangue bombeado através das válvulas cardíacas, o que resulta, entre outras coisas, em retenção de líquidos no corpo. Em casos graves é necessária a realização de uma intervenção cirúrgica para que seja feita a correção.

 

Arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca caracteriza-se por alterações do ritmo ou na frequência dos batimentos cardíacos. Eles podem ser extremamente lentos, denominados bradicardia, ou muito acelerados, conhecidos como taquicardia. Este tipo de doença é mais comum quando o indivíduo envelhece. Pode ser consequência de outras enfermidades cardíacas, como a corionariopatia, endocardite ou miocardioesclerose. Também pode ser resultante de um infarto ou uso de determinadas drogas ou substâncias, como fármacos, álcool, fumo, cafeína, entre outros.

 

Doença arterial coronária

A doença arterial coronária apresenta como sintoma mais comum a angina, caracterizada por manifestações semelhantes ao infarto. A manifestação mais frequente é um aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, normalmente acompanhado por falta de ar, sudorese, palidez e náuseas. Essa doença ocorre devido ao depósito de placas de gordura nas artérias do coração, levando à obstrução desses vasos, fazendo com que o fluxo sanguíneo pare quase completamente. Deste modo, a musculatura cardíaca realiza um maior esforço para bombear o sangue para os tecidos do corpo.

 

O que é um ataque cardíaco?

Dentre as principais doenças cardíacas, encontra-se o Infarto Agudo do Miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco. Ele se caracteriza por um coágulo que impede por completo a passagem de sangue em parte da câmara cardíaca, especialmente o miocárdio. Quando isso acontece, a parte do coração que normalmente recebe sangue daquela artéria começa a sofrer danos, ou seja, o músculo cardíaco desta região começa a ter morte das células.  Geralmente, o infarto conduz à morte, pois a ajuda médica não chega a tempo de reverter o quadro. Todos os anos, o ataque cardíaco mata milhões de pessoas no mundo inteiro.

 

Por que é importante reconhecer rapidamente um infarto do miocárdio ?

Quanto mais tempo se espera para o tratamento médico, mais danos podem ocorrer no músculo cardíaco e menores serão as chances de recuperação. Desta forma, é fundamental que, diante de sintomas de infarto, que o paciente procure ajuda médica imediata.

 

Como saber que um infarto está acontecendo ?

Na maioria das vezes, os principais sintomas do infarto são:

- Pressão desconfortável, aperto, plenitude ou dor no centro do seu peito. Dura mais de alguns minutos, ou desaparece e volta.

 - Dor ou desconforto em um ou em ambos os braços, nas costas, no pescoço, no maxilar ou no estômago.

- Falta de ar com ou sem desconforto no tórax.

?- Outros sinais, como o surgimento de um suor frio, náuseas ou vertigem.

 

O que fazer em caso de sintomas de infarto?

Se você ou alguém apresenta os sintomas acima, ligue imediatamente para  os serviços médicos de emergência em sua área ou procure imediatamente um hospital. No Centro Médico Hospitalar Sugisawa, temos diversos Cardiologistas prontos para te ajudar. Além disso, contamos com o Hospital Sugisawa com plantão de Cardiologistas no pronto atendimento. Em caso de dúvida, entre em contato: (41) 3259-6500.

Quem é e o que faz o dermatologista?

A pele é um órgão muito importante do corpo humano, sendo sua primeira linha de defesa. Uma ampla gama de condições pode envolver a saúde da pele.

Saiba mais

As diferentes atuações da fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma área da saúde muito importante durante o desenvolvimento, na fase adulta e também na terceira idade.

Saiba mais

Saiba o que faz um Fisioterapeuta

A fisioterapia é a área de tratamento que se dedica à recuperação dos movimentos, funcionamento e usabilidade do corpo humano através de exercícios e atividades fisioterápicas.

Saiba mais