blog

Notícias, comunicados, e matérias sobre saúde você encontra aqui. Vale a pena dar uma olhada.

09 de Julho: Dia do Oncologista

09/07/2019

O Dia do Oncologista é comemorado dia 9 de julho. O oncologista é o profissional da medicina responsável por diagnosticar, estudar o motivo do tumor se desenvolver e determinar o tratamento para o câncer mais adequado. A palavra oncologia é originada do grego onkos que significa volume e logia, estudo. O volume é causado pelo acúmulo de células cancerígenas em algum órgão do corpo.

A oncologia estuda as neoplasias ou tumores sejam eles benignos ou malignos. Ela conta com o auxílio de outras especialidades como cirurgia, pediatria, patologia, radiologia, psiquiatria, enfermagem, fisioterapia e nutrição.

O câncer, também chamado de neoplasia tem mais de 200 formas. Dessas, todos começam da mesma forma, o crescimento anormal de células que invadem tecidos e órgãos. Essas células se dividem rápido de forma muito agressivas e incontroláveis. Quando se iniciam nos tecidos epiteliais, como na pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o início são nos tecidos conjuntivos, como ossos, músculos e cartilagens, são chamados sarcomas.

Para o tratamento, é fundamental o acompanhamento com vários médicos, como oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, patologistas e radiologistas. Cada tipo de câncer tem um recurso terapêutico específico, para alguns são necessários cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia ou a combinação de tratamentos. Os objetivos do tratamento são curar, amenizar as dificuldades, estabilizar e controlar a doença.

O cirurgião oncológico é um médico cirurgião especializado em tratamentos com tumores de maneira cirúrgica. A radioncologia é a especialidade no tratamento utilizando radiações ionizantes.

Existem cinco estágios da doença. O primeiro é quando o tumor está apenas no local que começou a crescer. O segundo estágio é quando está em apenas uma parte do corpo, sem comprometer outros órgãos. O terceiro é quando o tumor está avançando de local, comprometendo o sistema linfático e se espalhando por mais tecidos. O quarto está ainda mais avançado, se espalhando por mais de um tecido. O último estágio é quando o tumor está na maior parte do corpo, quando já não é possível remover com cirurgia.

Pode haver diversos motivos da causa do câncer. As causas externas estão associadas com o meio ambiente, os hábitos, costumes e qualidade de vida da pessoa. Os motivos internos são muitas vezes causados pela genética e estão relacionadas com o modo que o organismo consegue se defender.

Algumas causas são bem conhecidas, como o cigarro que gera o câncer de pulmão, a alta exposição ao sol que causa câncer de pele ou alguns vírus que podem originar a leucemia ou o câncer de útero.

Além disso, o envelhecimento altera algumas células aumentando as chances de desenvolver a doença. Isso porque essas células ficaram expostas por mais tempo à diferentes riscos para o câncer.

É ideal que a descoberta da doença seja na fase inicial, desta forma, a possibilidade de dar mais qualidade de vida e tratamentos mais leves ao paciente são maiores.

Para o diagnóstico precoce, faça exames de rotina e caso perceba algo diferente consulte um especialista. No Centro Médico e Hospitalar Sugisawa há diversos médicos capacitados e preparados na área. Entre em contato: (41) 3259-6500.

Quem é e o que faz o dermatologista?

A pele é um órgão muito importante do corpo humano, sendo sua primeira linha de defesa. Uma ampla gama de condições pode envolver a saúde da pele.

Saiba mais

As diferentes atuações da fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma área da saúde muito importante durante o desenvolvimento, na fase adulta e também na terceira idade.

Saiba mais

Saiba o que faz um Fisioterapeuta

A fisioterapia é a área de tratamento que se dedica à recuperação dos movimentos, funcionamento e usabilidade do corpo humano através de exercícios e atividades fisioterápicas.

Saiba mais