blog

Notícias, comunicados, e matérias sobre saúde você encontra aqui. Vale a pena dar uma olhada.

Saúde da mulher

15/04/2019

Quando falamos de saúde é preciso abrange-la de forma total e igualitária entre todas as pessoas. No entanto, grupos diferentes exigem diferentes cuidados e atenções.

Assim acontece com a saúde que se refere às mulheres, nela é preciso observar questões muito particulares de cada paciente, como histórico familiar, trabalho e renda, psicologia e idade, além das questões biológicas propriamente ditas.

Isso se deve porque, além das questões comuns a homens, crianças e idosos, as mulheres vivem situações diferentes. No ambiente de trabalho elas recebem, em média, menos do que os homens pelas mesmas funções, ocupam cargos inferiores, correm o risco de assédio, precisam estudar e se especializar mais do que os colegas de trabalho do sexo masculino e são constantemente testadas para provar seu valor.

Em casa, muitas vezes fazem todos ou a maioria dos serviços domésticos, como limpar e cozinhar, além de constantes abusos verbais e físicos que grande parte das mulheres brasileiras sofrem todos os dias por pessoas próximas, geralmente pais ou esposos.

Nas ruas as mulheres encontram dificuldade para realizar atividades simples como caminhar de forma segura e tranquila, assim como os outros grupos fazem todos os dias. 

Questões como essas influenciam direta e indiretamente na saúde e na qualidade de vida das mulheres, facilitando não somente o desenvolvimento de doenças físicas, mas também psicológicas, como depressão e ansiedade.

Como se isso não fosse o suficiente para garantir um cuidado específico voltado apenas para as mulheres, elas ainda podem contrair doenças e infecções que homens não podem, ou até podem mas em menor grau, como câncer de colo de útero ou câncer de mama.

Ainda precisa-se levar em consideração questões sexuais e de gestação, como o uso de preservativos, pílulas anticoncepcionais, realização de exames pré-natais, partos naturais ou cesarianas, infecções sexualmente transmissíveis e tantos outros assuntos que são considerados até mesmo tabus, ainda nos dias de hoje, privando-as da informação e agravando situações que seriam facilmente resolvidas com a ajuda adequada no momento certo.

Esse cenário, com suas conjunturas e implicações, precisa ser melhor trabalhado para que tenhamos no futuro uma real qualidade nos atendimentos básico e avançado da saúde feminina, tornando melhor a vida delas e das pessoas que fazem parte de suas vidas.

Aqui no Centro Médico Sugisawa, você encontra as especialidades certas para oferecer atendimento humanizado e o tratamento adequado para cada caso.

Quem é e o que faz o dermatologista?

A pele é um órgão muito importante do corpo humano, sendo sua primeira linha de defesa. Uma ampla gama de condições pode envolver a saúde da pele.

Saiba mais

As diferentes atuações da fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma área da saúde muito importante durante o desenvolvimento, na fase adulta e também na terceira idade.

Saiba mais

Saiba o que faz um Fisioterapeuta

A fisioterapia é a área de tratamento que se dedica à recuperação dos movimentos, funcionamento e usabilidade do corpo humano através de exercícios e atividades fisioterápicas.

Saiba mais